Projecto

O Projecto AquaPath-Soil expande o serviço GSE-Land Water Quality usando-o para gestão da rega na agricultura. Para isso acrescentou a este serviço mapas de Índice de Área Foliar  ou Leaf Area Index (LAI) em inglês. Os mapas de LAI foram gerados pela DEIMOS, tendo esta empresa experiência na utilização de imagens de satélite para apoio à agricultura. O Serviço GSE-Land Water Quality foi desenvolvido para Portugal sob o nome Aquapath.

O projecto AquaPath-Soil também explora as novas tecnologias que permitem a utilização da internet não apenas para tornar os dados disponíveis, mas também para correr os modelos e gerar alertas de rega. Isto é possível dado perícia do IST-MARETEC no desenvolvimento de modelos operacionais e a experiência da DEIMOS para fornecer este tipo de produtos aos agricultores utilizadores. Além disso, um dos utilizadores (Hidromod) irá explorar as várias ferramentas para vender o serviço aos utilizadores finais.

O projecto AquaPath-Soil produz um serviço de rega para auxiliar os agricultores na gestão da água de rega. O AquaPath-Soil utiliza o serviço de qualidade da água implementado no projecto Aquapath financiado pela ESA no GSE-Land. A combinação de ambos os serviços vai gerar um serviço mais preciso e de custo efectivo total.

Descrição do utilizador

Os agricultores têm como objectivo poupar dinheiro utilizado a quantidade certa de água e a associação de rega tem como objectivo poupar dinheiro prevendo as necessidades de rega dos agricultores. Este produto é muito importante para os utilizadores em Portugal, uma vez que este ano iniciam o pagamento do imposto por m3 de água do domínio público. Significando isto numa poupança de água que resultará em economia para os agricultores.

A Hidromod quer um serviço aplicável a uma vasta gama de utilizadores com o intuito de aumentar o tamanho do mercado disponível. A Hidromod pretende abranger utilizadores não apenas preocupados com a rega, mas também preocupados com a evapotranspiração. Este tipo de aplicação não está inserido neste projecto, mas pode abrir mercados futuros. Actualmente, esta empresa está a desenvolver um sistema de gestão da água denominado AquaSafe. Este sistema irá utilizar os resultados do AquaPath-Soil que serão visualizados através da interface AquaSafe.

Os campos de golfe utilizam e têm como maior preocupação a rega de precisão. De facto, eles precisam de manter os relvados ao longo do ano, sempre com o mesmo índice de área foliar (LAI). Tem de ser provado que as imagens de LAI proporcionarão uma boa estimativa para os diferentes valores de LAI nos campos de golfe, com o objectivo de uma melhoraria no serviço de rega.

Utilizador Actividade Logo
FENAREG – ARBVS Serviços de rega image006image008
Hidromod Lda Modelação em engenharia image010
Praia D’EL Rei Campos de Golfe image013

Financiamento

O projecto AquaPath-Soil é financiado pela programa Value Adding Element (VAE) da Agência Espacial Europeia (ESA).

O principal objectivo do programa Value Added Element da ESA é suportar a industria geoespacial da Europa e Canadá proporcionando que estes desenvolvam e aumentem o número de serviços de Observação Terrestre. O VAE é um componente pequeno do programa Earth Observation Envelope da ESA que entrou no seu terceiro ciclo de financiamentos no período de 2008-2012. O VAE foi constituído a partir dos resultados e objectivos atingidos desde o ano 2000 pelo seu antecessor Earth Observation Market Development (EOMD)