Produtos

Índice de Área Foliar – LAI

Os mapas de LAI foram obtidos por imagens de satélite e validados com medidas locais de LAI. Em cada mapa está representada a delimitação da propriedade do utilizador, sendo o índice de área foliar representado numa escala de cores que varia do vermelho (menor LAI) para o azul (maior LAI). Esta escala de valores apresenta-se na vertical, no lado direito do mapa. Cada mapa tem também representadas as coordenadas nas extremidades: latitude e longitude, assim como a identificação da propriedade, utilizador e data da imagem de satélite (superior da imagem).

Para ver um exemplo de um mapa LAI sobre o terreno abra o seguinte ficheiro KMZ (goolge maps) ou KMZ (é necessário instalar a aplicação Google Earth para poder vizualizar o mapa).

Validação

Para a validação das imagens de satélite, ao longo dos meses de Maio e Setembro aquando a campanha do milho, foi feito um acompanhamento do crescimento das culturas em cada parcela dos utilizadores (cinco visitas ao campo), obtendo-se valores de LAI da seguinte forma:

• Fotografias (imagens de fotos) foram tiradas gradualmente ao longo do tempo nas parcelas;
• Leitura dos valores de LAI no software Hemisfer;
• Armazenamento dos resultados de LAI em base de dados Access.

Para a validação e observação da consistência dos resultados recorreu-se também ao uso do modelo SWAT que por sua vez foi calibrado com dados locais o mais realistas possíveis, entre os quais, valores medidos de teor de água no solo, que influencia directamente o crescimento das culturas. A sonda instalada numa das parcelas dos utilizadores foi uma EnviroSCAN RT6, sendo esta um instrumento muito utilizado e de grande fiabilidade.

Assim, pode-se calibrar as imagens de satélite com base nos valores medidos no campo, que por sua vez foram comparados com os resultados do modelo.

Evapotranspiração Actual – ETA


Os mapas de ETA foram gerados pelo MOHID LAND e representam a evapotranspiração acumulada semanal. O modelo usou como entrada de dados os mapas de LAI e valores de meteorologia (precipitação, Temperatura, Humidade Relativa, Vento e Radiação). Os dados de solo e rega utilizados pelo modelo são valores típicos na zona.

Em cada mapa está representada a delimitação da propriedade do utilizador, sendo a evapotranspiração semanal representada numa escala de cores que varia do vermelho (menor ETA) para o azul (maior ETA). Esta escala de valores apresenta-se na vertical, no lado direito do mapa. Cada mapa tem também representadas as coordenadas nas extremidades: latitude e longitude, assim como a identificação da propriedade, utilizador e as datas de início e fim da semana considerada (superior da imagem).

Para ver um exemplo de um mapa ETA sobre o terreno abra o seguinte ficheiro KMZ (goolge maps) ou KMZ (é necessário instalar a aplicação Google Earth para poder vizualizar o mapa).

Biomassa

Foi desenvolvida uma ferramenta que lê a imagem de satélite de LAI e produz um mapa de biomassa. Em cada mapa está representada a propriedade do utilizador, sendo a biomassa representada numa escala de valores que varia do azul (menor biomassa) para veremelho (maior biomassa). Esta escala de valores apresenta-se na vertical, no lado esquerdo do mapa.

Para ver um exemplo de um mapa ETA sobre o terreno abra o seguinte ficheiro KMZ (google maps) ou KMZ file (é necessário instalar a aplicação Google Earth para poder vizualizar o mapa).